segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Inhotim!

(foto: eu e meu irmão, Mauro)

Estive em Inhotim

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte.

Surgiu em 2004 para abrigar a coleção do empresário Bernardo Paz, onde ele também vive com a esposa Adriana Varejão, e hoje expõe obras da década de 1970 até a atualidade.

O acervo abriga 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy e Zhang Huan.

A área é formada por 486 mil m²de jardins projetados por Burle Marx, com 4 mil espécies em cultivo, e está cercada por mata nativa, com 30% de todo o acervo em exposição para o público. Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente em abril de 2010 a titulação provisória de jardim botânico.

(Informações acima copiadas da Wikpédia)

Related Posts with Thumbnails